Concordo com o seu comentário Jumento.
Caro Rui fonseca, se me permite ; acho que as suas sugestões não atacam o cerne da questão. O problema do ensino será combatido verdadeiramente quando se reformular as cargas lectivas. Os nossos alunos têm um excesso de disciplinas (12 a 14 contando com Estudos acompanhados, formação cívica e área de projecto) . Como é que um aluno pode aprender Inglês tendo aulas 1 vez por semana (por exemplo)? Diminuam as disciplinas, acabem com os blocos de 90 minutos, façam uma distribuição inteligente da carga horária, respeitem os professores, responsabilizem os encarregados de educação (multas por faltas injutificadas dos educandos), exames no fim de ciclo e fundamentalmente libertem os docentes da teia da burocracia para se poderem dedicar aos seus alunos e valorizem o mérito. Aí sim o ensino poderia melhorar mas isto não dá votos.
Caro Rui fonseca, se me permite ; acho que as suas sugestões não atacam o cerne da questão. O problema do ensino será combatido verdadeiramente quando se reformular as cargas lectivas. Os nossos alunos têm um excesso de disciplinas (12 a 14 contando com Estudos acompanhados, formação cívica e área de projecto) . Como é que um aluno pode aprender Inglês tendo aulas 1 vez por semana (por exemplo)? Diminuam as disciplinas, acabem com os blocos de 90 minutos, façam uma distribuição inteligente da carga horária, respeitem os professores, responsabilizem os encarregados de educação (multas por faltas injutificadas dos educandos), exames no fim de ciclo e fundamentalmente libertem os docentes da teia da burocracia para se poderem dedicar aos seus alunos e valorizem o mérito. Aí sim o ensino poderia melhorar mas isto não dá votos.
Sem comentários:
Enviar um comentário