sexta-feira, 27 de julho de 2007

Compilaçõezinhas Papalvas I

Diz Eça de Queiroz numa carta a Oliveira Martins em 1891: «Tu conheces, creio eu, o que são em Portugal os Compêndios de Instrução Primária», compilaçõezinhas papalvas, quando não são agressivamente estúpidas, impressas em papel pardo e vendidas ao pobre Pater Familias pelo preço de Tratados de Biblioteca. Um tenho agora aqui presente, uma Corografia, arranjada pelos métodos de há cem anos, bete à faire pleurer, com mapas de que se envergonharia um cartógrafo turco, valendo ao estudante duzentos e cinquenta réis! E este é, ao que me dizem, dos melhores.» Considerações a que responderá Oliveira Martins: «Falta, meu bom amigo, que haja um ministro com pulso bastante para cortar por todos os interesses parasitas que hoje vivem à sombra dos compêndios. Falta quem liquide esta medonha crise que há-de fatalmente em poucos meses pôr-nos em situação ainda pior que a Argentina.» - um exemplo mais da actualidade dos problemas da Geração de 70. Mas vamos às compilaçõezinhas papalvas.


os sublinhados são meus
aos interessados posso indicar a fonte desta passagem

Sem comentários: